PERIODONTIA
![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
---|
As doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite, são infecções do tecido gengival e de suporte dos dentes que podem levar à perda dentária. A palavra periodontal significa “ao redor do dente”.
Tanto a gengivite quanto a periodontite são causadas pelo acúmulo da placa bacteriana, filme formado por resíduos de alimentos e bactéria, que se forma constantemente sobre o dente. Quando a placa bacteriana não é removida através da higiene oral caseira, ela endurece e forma o cálculo, que só pode ser removido através da limpeza profissional. A sua remoção é essencial para promover a saúde das gengivas e das estruturas ósseas dos dentes.
A gengivite, a mais comum das doenças periodontais, é uma inflamação da gengiva e é reversível com uma boa higiene oral. No entanto, quando não tratada, a gengivite pode evoluir para a periodontite, uma infecção do tecido gengival e de suporte dos dentes que é caracterizada pela perda progressiva do osso.
A doença periodontal pode levar ao aparecimento de muitos outros problemas de saúde tais como: doenças cardiovasculares, diabetes, problemas respiratórios, osteoporose, nascimento de crianças prematuras e com baixo peso, entre outros. Ao entrar na corrente sanguínea a infecção bacteriana pode afetar outras partes do corpo e comprometer a saúde geral.
Alguns dos sinais e sintomas característicos da doença periodontal são:
-
Gengivas que sangram com facilidade durante a escovação e uso do fio dental
-
Inchaço e vermelhidão da gengiva
-
Mobilidade dentária
-
Retrações gengivais
-
Aparecimento de espaço entre os dentes ou bolsas periodontais
-
Mau-hálito persistente
-
Formação de pus entre os dentes e as gengivas
-
Sensibilidade e desconforto causados pelas toxinas da placa bacteriana e do tártaro
Ao detectar um ou mais destes sinais ou sintomas, agende sua visita com um periodontista o mais rápido possível.