top of page

PRÓTESE

PRÓTESES FIXAS

 

Mais recomendadas nos casos de reposição dentária, são cimentadas sobre os dentes existentes, ou implantes dentários, e servem para preencher o espaço onde houve perda de um ou vários dentes, recuperando a funcionalidade anterior. Estes tipos de próteses oferecem grande estabilidade, pois não podem ser retiradas como acontece com as dentaduras e próteses removíveis.Os dentes naturais adjacentes ao espaço vazio são denominados “pilares” e servem para sustentar as pontes. O dente artificial, chamado de pôntico, é soldado às coroas que revestem os “pilares”. Para isso, os dentes naturais são preparados (reduzidos em tamanho) antes de receber as coroas.

 

Algumas das vantagens das coroas e pontes fixas são:

  • Boa opção para preencher a falta de dentes

  • Recupera a funcionalidade perdida permitindo ao paciente mastigar, falar e sorrir como antes

  • Oferecem maior estabilidade que as dentaduras e próteses removíveis

  • Funcionam de forma muito semelhante aos dentes naturais

 

PRÓTESES REMOVÍVEIS

 

São aparelhos protéticos que servem para substituir os dentes ausentes e tecidos, podendo ser removidas pelo paciente para a sua higienização. Existem dois tipos de próteses removíveis: as próteses parciais (prótese parcial removível- PPR) e as próteses totais (dentaduras).

 

As próteses parciais são indicadas quando ainda existem dentes naturais. Quando faltam dentes, o osso alveolar é reabsorvido e os dentes adjacentes tendem a mover-se para o espaço livre, causando vários desequilíbrios nas arcadas. A prótese parcial preenche os espaços criados pela falta de dentes, evitando a deslocação dos dentes remanescentes.

As próteses são uma alternativa para os pacientes que não tem indicação para receber implantes devido à falta de estrutura óssea, não podem fazer enxertos, ou possuem uma limitação financeira ou de saúde.

 

As próteses totais são indicadas nos casos de perda total dos dentes e podem ser de dois tipos: “imediata” ou “convencional”. A prótese convencional é confeccionada depois que os dentes foram extraídos e quando a gengiva tiver cicatrizado. Isto leva geralmente três meses. Já a prótese imediata é colocada imediatamente após a extração dos dentes, como uma solução provisória durante a cicatrização da gengiva, preservando o sorriso durante todo o processo do tratamento.

 

São indicadas para:

 

  • Substituir vários ou todos os dentes numa arcada

  • Reabilitar as funções mastigatórias, fonéticas e estéticas

  • Evitar o envelhecimento precoce dos tecidos faciais

  • Restaurar o sorriso e aumentar a auto-estima

 

O que esperar das próteses removíveis:

Embora as próteses sejam aparelhos duráveis, em alguns casos, devido ao desgaste normal do uso, elas precisam ser refeitas, reparadas ou reajustadas.

 

Durante as primeiras semanas é normal notar um aumento no fluxo da saliva, sentir desconforto e possivelmente ter um pouco de dificuldade para falar e mastigar. Contudo, à medida que os seus músculos e tecidos se acostumam com as novas dentaduras esses sintomas irão desaparecer.

 

Para garantir a longevidade da sua nova prótese é importante ter uma boa higiene oral e visitar o dentista regularmente para exames e limpeza profissional.

 

Uma prótese bem confeccionada devolve ao paciente a segurança para o convívio social e restaura a função original dos dentes.

bottom of page