ENDODONTIA
![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
---|
O tratamento de canal é a opção ideal para salvar um dente cujo nervo (polpa) ficou comprometido e que, de outra forma, teria que ser extraído. O tratamento consiste na remoção da polpa infeccionada, danificada ou morta, e no preenchimento da cavidade com material obturador.
Hoje em dia, graças às técnicas modernas, quando indicado, o tratamento de canal pode ser feito em uma única consulta e sem dor! Para concluir o tratamento em uma única visita é necessário que a polpa do dente esteja viva e não apresente infecção. Se a polpa estiver infeccionada, o tratamento exigirá mais de uma visita.
O tratamento de canal tem um alto-índice de sucesso, mas, em alguns casos, o dente afetado precisará ser tratado novamente.
O tratamento de canal é indicado por diversos motivos, sendo o mais comum deles a cárie dentária profunda, ela possibilita a entrada de bactérias na polpa do dente causando uma infecção que, quando não tratada, se estende ao osso em torno do dente.
Sinais e sintomas que indicam a necessidade de tratamento de canal:
-
Abcesso na gengiva
-
Sensibilidade térmica (quente ou frio)
-
Dor aguda e latejante no dente
-
Inchaço e dor ao toque
-
Dor constante tipo pressão
-
Cárie profunda que atingiu a polpa do dente (nem sempre sente-se dor)
-
Infecção ou abcesso que se desenvolveu no interior do dente ou na ponta da raiz
-
Dano ou trauma ao dente
Como é feito o tratamento de canal?
A primeira etapa do tratamento consiste em anestesiar a área a ser trabalhada. Logo em seguida, é feita uma abertura na parte superior do dente. A polpa infeccionada, danificada, ou morta, é removida.
Antes de serem preenchidos com material obturador, o espaço pulpar e os canais presentes nas raízes são esvaziados, alargados e limados.
No caso de ser necessário mais de uma visita ao consultório, o dente será vedado e preenchido com uma restauração temporária. Na próxima visita, a restauração temporária será removida e a cavidade da polpa e o canal serão preenchidos com uma restauração permanente.
A etapa final consiste na colocação de uma restauração sobre o dente para protegê-lo, conferir-lhe uma aparência natural e restaurar o seu formato e funções normais.
Após o tratamento de canal geralmente o dente fica sensível por alguns dias. À medida que a inflamação for diminuindo e o dente começar a se recuperar, os sintomas irão desaparecer.
Quando tratado adequadamente, os dentes restaurados podem durar por toda a vida. Uma boa higiene oral e visitas regulares ao dentista garantirão a longevidade do seu tratamento de canal.